Sabias que a gordura mais perigosa para a saúde é a mais fácil de perder?
Gordura: a nossa maior inimiga. Além de conseguir arrasar a autoestima, a gordura também consegue arruinar a saúde de qualquer um. Descobre toda a verdade sobre a gordura, neste artigo.
Gordura subcutânea vs. Gordura visceral
Há aquela gordura que conseguimos “agarrar”, como a dos braços, das coxas ou os famosos “pneus”, à qual chamamos de gordura subcutânea. Depois existe a gordura visceral, que é aquela que não conseguimos ver, mas também a mais prejudicial para a nossa saúde.
A gordura subcutânea tem como principais funções manter-nos quentes, proteger-nos de agressões externas e servir como depósito da gordura em excesso. Já a gordura visceral também armazena a gordura a mais, mas de uma forma que não é visível, pois encontra-se dentro e à volta dos órgãos, motivo que a torna tão perigosa. Uma maior percentagem de gordura visceral leva a uma maior probabilidade de aumento do colesterol LDL, também conhecido como colesterol “mau”, aumento da pressão arterial e menor sensibilidade à insulina, o que por sua vez aumenta o risco de diabetes tipo 2.
E como avaliar a tua gordura visceral?
Uma das maneiras mais fáceis consiste em fazer uma avaliação nutricional gratuita com um nutricionista da Dieta EasySlim, para avaliar os parâmetros da tua composição corporal (onde está incluída a gordura visceral) através de uma balança de bioimpedância. Além disso, a tua circunferência abdominal também irá ser medida, com a ajuda de uma fita métrica.
Agora que já sei a minha gordura visceral, é possível diminuí-la?
Vamos então às boas notícias: é possível reduzir a gordura visceral! Como? Aqui vão algumas dicas:
Reduz o consumo de açúcar e refrigerantes
Vários estudos indicam que o consumo excessivo de açúcar leva a uma maior acumulação de gordura na zona abdominal e à volta do fígado, provocando uma maior resistência à insulina, o que aumenta o risco de diabetes tipo2. Assim, reduz o consumo de açúcar e elimina as bebias açucaradas, como refrigerantes e bebidas desportivas.
Ingere mais proteína
UM consumo adequado de proteína é fundamental para o emagrecimento, já que este macronutriente ou até aumento da massa muscular. Assim, se emagreceres com a ajuda da proteína, também irás reduzir a gordura corporal total e, por conseguinte, a visceral. Alguns exemplos de alimentos ricos em proteína são os ovos, lacticínios, peixe e carne.
Pela tua saúde, adota um estilo de vida saudável. Marca já a tua Avaliação gratuita com a Dieta EasySlim para obteres resultados rápidos, adequados a ti e duradouros.
Consome menos hidratos de carbono
Para perder gordura, precisas de ingerir menos calorias que as que gastas e uma boa forma de o conseguir é através da diminuição do consumo de hidratos de carbono. Sabemos isso porque estudos que comparam dietas low carb (redução da ingestão de hidratos de carbono) e low fast (redução da ingestão de gorduras) mostram que as dietas low carb têm melhores resultados na diminuição da gordura visceral.
Faz mais exercício físico
Adivinha… um dos maiores benefícios do exercício físico é exatamente a redução da gordura visceral! Além da atividade física ajudar a emagrecer, também previne que voltes a ganhar o pesos perdido.