5 Dicas para conseguir resistir às tentações

É-lhe difícil resistir a umas bolachas de chocolate ou a um pacote de batatas fritas? Estes desejos conseguem ser bastante prejudiciais para quem quer emagrecer ou pretende manter um peso saudável.

Embora existam vários fatores fisiológicos e psicológicos por trás destas vontades, há formas estratégicas de as gerir:

  1. Fazer um plano das refeições

Refeições bem equilibradas e ricas em fibras, proteína e gorduras saudáveis conseguem assegurar maior saciedade, o que significa que as tentações serão menores. Por isso é extremamente importante fazer um planeamento das refeições, já que desta forma saberá o que vai comer e consegue reduzir os níveis de stress, outro fator crucial no emagrecimento.

  1. Aumentar o conteúdo em proteínas

A proteína requer mais trabalho a ser digerida pelo nosso organismo e atrasa a absorção de açúcares, assim como de gorduras. Desta forma, os alimentos ricos nestes nutrientes estabilizam os níveis de açúcar no sangue e permitem controlar os desejos mais gulosos. Inclua na sua alimentação alimentos como o salmão, o atum, ovos e iogurtes.

  1. Aumentar a ingestão de fibras

As fibras alimentares diminuem a velocidade com que os nutrientes entram na corrente sanguínea e ajudam a regularizar o funcionamento intestinal. Este processo faz com que os níveis de açúcar no sangue se mantenham controlados, reduzindo o apetite e criando uma sensação de saciedade mais duradoura. Encontra fibras em alimentos vegetais, como cereais integrais, leguminosas, fruta, verduras e frutos oleaginosos, por isso, inclua-os na sua dieta para garantir mais saciedade.

  1. Apreciar o momento

Dedique-se exclusivamente ao momento da refeição, sem distrações. Coma com tempo, sente-se à mesa e saboreie cada dentada. É importante aproveitar o momento da refeição, assim como os próprios alimentos. Esta técnica ajuda a prevenir uma ingestão alimentar excessiva.

  1. Organizar a cozinha

A forma como organiza e arruma os seus alimentos terá um grande impacto no seu padrão alimentar. Antes de mais, deve evitar comprar alimentos que sabe que não consegue resistir e, assim, “longe da vista, longe do coração”. No entanto, se os tiver em casa guarde-os em embalagens opacas e nas prateleiras mais altas para não se lembrar regularmente que os tem à disposição.

Se precisa de mais dicas de como resistir às tentações ou de outras estratégias para atingir o seu peso objetivo, aconselhe-se com um dos nossos nutricionistas DIETA EASYSLIM®.

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00