Engorda sempre nas estações do ano mais frias?

Sente que quando o tempo arrefece as calças também encolhem?

É comum a várias pessoas um ligeiro aumento de peso durante o inverno, uma vez que a vontade de ingerir alimentos calóricos é maior, enquanto a disposição para a atividade física é menor.
No entanto, existem outras razões evolucionárias e científicas que explicam estas alterações de peso nos meses mais frios.

  • “Hibernação”:

Passamos mais tempo dentro do conforto do lar e arranjamos mais desculpas para não sair de casa e para não fazer atividade física. Além disso, cientistas acreditam que herdamos dos nossos antepassados a necessidade de armazenar calorias para sobreviver ao frio e para compensar a escassez de alimentos que existia nesta altura do ano e, por isso, sentimos maior necessidade de comer nesta época.

  • Maior produção de hormonas do sono:

Como os dias ficam mais curtos, amanhece mais tarde e anoitece mais cedo, há uma menor exposição à luz solar, e o nosso quotidiano mantém-se apesar da alteração dos horários, acabando por haver uma dessincronização do nosso relógio biológico. Este processo tem um impacto nas hormonas do sono, havendo um aumento da produção da melatonina. Esta hormona ajuda a adormecer mais rapidamente, logo há uma maior sensação permanente de sono, o que leva a uma falta de energia e motivação. Outra consequência é o aumento do apetite. Ou seja, tendemos a comer mais e a mexer-nos menos, tendência que pode levar a um aumento do peso.

  • Aumento do metabolismo:

O metabolismo aumenta durante o inverno já que normalmente a temperatura ambiente é menor que a temperatura normal, logo o corpo trabalha mais para se aquecer, havendo um maior gasto energético e uma necessidade de compensar as necessidades energéticas extra com alimentos.

Ainda que o aumento de peso nos meses mais frios seja comum, pelos motivos partilhados acima, existem formas de os contrariar, saiba de que forma:

  • Consumir hortofrutícolas:

Uma das regras mais importantes para o ano todo é ingerir verduras e legumes. Mas em vez de consumir saladas, opte por cozer, saltear, ou preparar sopas, cremes e omeletes.

  • Beber chá:

Os chás são bebidas quentes que, além de aquecerem, ainda hidratam. Opte pelo chá verde ou de gengibre, visto terem capacidade de acelerar o metabolismo.

  • Controlar quantidades:

Apesar de haver uma maior vontade de ingerir alimentos calóricos, até porque é nesta altura que se comem as iguarias natalícias, é importante controlar as quantidades para não exagerar e evitar o aumento do peso.

  • Fazer exercício físico:

É importante praticar atividade física para no mínimo manter o peso. Se o frio desmotiva, escolha modalidades que podem ser praticadas dentro de paredes, como ir ao ginásio.

O exercício físico também vai ser fundamental para aumentar a produção de serotonina, uma hormona da boa-disposição e que vai ajudar a controlar a vontade de comer e sentir-se com mais disposição para continuar a fazer exercício.

Com o acompanhamento nutricional da Dieta EASYSLIM®, aprenda a fazer melhores escolhas alimentares que lhe permitam controlar o apetite e consequentemente, manter o peso.

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00