Aumento de peso na gravidez é normal?

Ao longo da gravidez, as necessidades nutricionais aumentam e, como é natural, vai haver um aumento de peso. Contudo, longe vai o tempo em que este “estado de graça” se traduzia em comer por dois! Hoje, as recomendações são até bem diferentes.

Durante a gravidez, que corresponde a um período de cerca de nove meses, salvo algumas exceções, desde que ocorre a fecundação e implantação de um óvulo no útero, o organismo da mãe vai passar por várias transformações fisiológicas para permitir um crescimento saudável do bebé e preparar para o parto. Contudo, este período que deveria ser tão feliz, é muitas vezes assombrado pelo receio que a maior parta das mães têm em nunca mais vir a conseguir recuperar o peso e o corpo que tinham antes da gravidez.

É o seu caso? A Dieta EASYSLIM® está aqui para a ajudar.

Antes de mais, é importante perceber se o peso ganho durante a gravidez se cinge, de facto, a peso de mãe. Este é composto por: formação de placenta, líquido amniótico, crescimento do bebé, volume do útero e do sangue, tecido mamário e gordura de reserva. Deste modo, o aumento de peso é até quase obrigatório, já que um inadequado ganho de peso está relacionado com um aumento de risco de um crescimento deficiente do bebé e mortalidade antes do nascimento. Por outro lado, um aumento de peso em excesso associa-se a um peso aumentado do bebé antes do nascimento e, por conseguinte, a um parto traumático para a mãe e um maior risco de complicações na vida adulta do bebé.

Contudo, não se assuste e evite ouvir o conselho de outras grávidas ou mães. Cada gravidez é diferente e nesse sentido, é necessário adaptar as recomendações para garantir um crescimento saudável do bebé, bem como uma gravidez descansada para a mãe.

Assim, todas as mulheres devem adotar um estilo de vida saudável, não apenas na gravidez, mas até idealmente antes de engravidarem.

Na tabela seguinte, pode ver a recomendação de aumento de peso ideal, de forma a otimizar a saúde da mãe e do bebé:

Índice de massa corporal antes da Gravidez Recomendação do aumento de peso ideal durante a gravidez Aumento de peso por semana no 2º e 3º trimestres
IMC < 18,5 kg/m2 – Baixo Peso 12,5-18kg 0,5kg
IMC: 18,5-24,9 kg/m2 – Normoponderal 11,5-16kg 0,4kg
IMC: 25-29,9 kg/m2 – Excesso de Peso 7-11,5kg 0,3kg
IMC > 30 kg/m2 – Obesidade 5-9kg 0,2kg
Gravidez de Gémeos 15,9-20,4kg 0,7kg

Índice de Massa Corporal (IMC) = (Peso(kg)/Altura ao quadrado (m)

Deste modo, se pretende engravidar nos próximos anos, é importante que comece a dar preferência, o quanto antes, a hábitos alimentares saudáveis e regulares. Assim, estará na sua melhor forma física para receber o seu bebé

Após engravidar, como seria de imaginar, ter uma alimentação saudável é de extrema importância. Se está grávida, siga estas recomendações, de forma a garantir uma alimentação completa, equilibrada, variada e segura:

  • Faça refeições de 3 em 3 horas, constituídas pelo pequeno-almoço, almoço, jantar e lanches (da manhã e da tarde);
  • Aposte no consumo de verduras e legumes;
  • Privilegie o peixe gordo e as carnes brancas, como as aves e o coelho;
  • Reduza o consumo de carne vermelha para 2 a 3 vezes por semana;
  • Consuma a versão integral dos cereais, como pão, arroz e massa;
  • Ingira 2 a 3 porções de fruta por dia;
  • Consuma 3 porções de laticínios meio-gordos ou magros por dia;
  • Prefira o uso de azeite em vez de outras gorduras;
  • Reduza o consumo de sal;
  • Beba no mínimo, 2L de água por dia;
  • Pratique atividade física moderada, de acordo com indicação médica.

Desfrute da sua gravidez e lembre-se que uma alimentação saudável durante este período beneficia a sua saúde e a do seu bebé.

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00