As melhores opções para comer à ceia

Sabe quais as melhores opções para comer à ceia e não estragar a dieta?

Consegue seguir a dieta durante o dia e fazer todas as refeições saudáveis, mas quando chega a noite faz excursões ao frigorifico e come o que precisa e não precisa. Identifica-se?
Se sim, a verdade é que não é a única pessoa. O problema é que o que ingere depois do jantar quando não tem fome são calorias completamente desnecessárias e provavelmente só o faz por cansaço, stress ou aborrecimento. Experimente estas dicas para evitar desejos noturnos:

  • Passe algum tempo a planear a lista de compras e as refeições (incluindo o pequeno-almoço e os lanches) para a semana. A ingestão de refeições nutricionalmente equilibradas durante o dia fornece ao organismo a energia necessária para realizar as atividades diárias e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e, por conseguinte, a manter a saciedade.
  • Aumente o consumo de proteína e fibra. É recomendado ingerir proteína a todas as refeições. No pequeno-almoço e lanches pode incluir, por exemplo, lacticínios magros, gelatina ou ovo. A fibra é importante para garantir saciedade, além de ser benéfica para a saúde intestinal e do coração. Pode encontrar fibra em alimentos como cereais integrais, vegetais, fruta, frutos secos e sementes.
  • Estudos indicam que a privação de sono prejudica o metabolismo do açúcar e influencia hormonas relacionadas com fome, apetite e regulação do peso corporal. Aliás, muitas vezes é usual confundir-se fome com cansaço, especialmente à noite. Se a tentação de petiscar após o jantar for grande, é provável que seja na verdade o seu organismo a avisar que precisa de descansar. Tente, por isso, dormir entre 7 e 9 horas por noite.
  • Desligue os ecrãs antes de comer. Fazer refeições em frente da televisão, do computador ou usar o telemóvel pode distraí-lo do que está a comer, reduzindo os sinais de saciedade que são enviados para o cérebro e levando-o, assim, a comer mais que o necessário.
  • Use um “finalizador de refeição”. Com isto queremos dizer para usar algumas técnicas de maneira a reduzir a vontade de comer após o jantar. Para este efeito pode usar pastilhas elásticas de menta sem açúcar ou escovar os dentes imediatamente após o jantar, visto que a maioria das pessoas não gosta do sabor dos alimentos quando tem o sabor a menta na boca.

Ainda com fome após o jantar?

Se estas dicas não resultarem e sente na mesma fome à noite, escolha petiscar alimentos nutritivos. Deve optar por ingerir proteína à noite para ajudar na construção da massa muscular enquanto dorme e ingerir alimentos com baixo índice glicémico para o controlo dos níveis de açúcar no sangue até o próximo dia.  Para isso, aconselhamos o consumo de:

  • Queijo magro

Os queijos brancos são uma boa fonte de melatonina, que ajuda a regular o sono e o seu teor proteico contribui para a sensação de saciedade por mais tempo. Junte orégãos para lhe dar um sabor diferente.

  • Iogurte magro

Este é um dos alimentos ideais para ingerir à noite, já que contém proteínas, que vão fazer com que se sinta saciado, e triptofano, contribuindo assim para uma boa noite de sono. Pode juntar ao iogurte canela, de forma a manter os níveis de açúcar no sangue estabilizados.

  • Frutos oleaginosos

A noz, amêndoa, avelã, caju, amendoim e pinhão são alguns exemplos de frutos oleaginosos, os quais contêm gordura saudável, os quais vão atrasar a digestão e ajudar no controlo do apetite.
Gelatina

É um alimento com um bom teor de proteína e, nesse sentido, ajuda a reduzir a sensação de fome. A gelatina, por ser doce, é também uma excelente opção para colmatar os desejos noturnos.

  • Ovo

O ovo é rico em proteína, auxiliando na síntese de massa muscular e a conferir saciedade.

  • Chá

Existem infusões com propriedades calmantes, as quais irão ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo e relaxado. Além disso, quando ingerido quente, o chá promove a sensação de saciedade, uma vez que reconforta o estômago. Se tem por hábito ingerir chá com açúcar, dê preferência à Stevia, um adoçante de origem natural.

É importante ter em consideração que todos os alimentos que ingerir antes de dormir ficarão armazenados no seu corpo. Se não consegue evitar comer depois do jantar, opte por alimentos que ajudem à reparação e construção da massa muscular, ricos em proteína, tais como os sugeridos anteriormente.

Com a ajuda da Dieta EASYSLIM®, conseguirá mais facilmente controlar o seu apetite e atingir os seus objetivos na perda e controlo de peso.

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00