Sabia que a Gordura mais Perigosa para a Saúde é a mais Fácil de Perder?

Gordura: a nossa maior inimiga. Além de conseguir arrasar a autoestima, a gordura também consegue arruinar a saúde de qualquer um. Descubra toda a verdade sobre a Gordura, neste artigo.

Gordura subcutânea vs. Gordura visceral

Há aquela gordura que conseguimos “agarrar”, como a dos braços, das coxas ou os famosos “pneus”, à qual chamamos de gordura subcutânea. Depois existe a gordura visceral, que é aquela que não conseguimos ver, mas também a mais prejudicial para a nossa saúde.

A gordura subcutânea tem como principais funções manter-nos quentes, proteger-nos de agressões externas e servir como depósito da gordura em excesso. Já a gordura visceral também armazena a gordura a mais, mas de uma forma que não é visível, pois encontra-se dentro e à volta dos órgãos, motivo que a torna tão perigosa. Uma maior percentagem de gordura visceral leva a uma maior probabilidade de aumento do colesterol LDL, também conhecido como o colesterol “mau”, aumento da pressão arterial e menor sensibilidade à insulina, o que por sua vez aumenta o risco de diabetes tipo 2.

E como pode avaliar a sua gordura visceral?

Uma das maneiras mais fáceis consiste em fazer uma avaliação nutricional gratuita com um nutricionista da Dieta EasySlim, para avaliar os parâmetros da sua composição corporal (onde está incluída a gordura visceral) através de uma balança de bioimpedância. Além disso, a sua circunferência abdominal também irá ser medida, com a ajuda de uma fita métrica.

Agora que já sei a minha gordura visceral, é possível diminuí-la?

Vamos então às boas notícias: é possível reduzir a gordura visceral! Como? Aqui vão algumas dicas:

Reduza o consumo de açúcar e refrigerantes:

Vários estudos indicam que o consumo excessivo de açúcar leva a uma maior acumulação de gordura na zona abdominal e à volta do fígado, provocando uma maior resistência à insulina, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2. Assim, reduza o consumo de açúcar e elimine as bebidas açucaradas, como refrigerantes e bebidas desportivas.

Ingira mais proteína

Um consumo adequado de proteína é fundamental para o emagrecimento, já que este macronutriente confere maior saciedade, além de aumentar o metabolismo e ajudar na manutenção ou até aumento da massa muscular. Assim, se emagrecer com a ajuda da proteína, também irá reduzir a gordura corporal total e, por conseguinte, a visceral. Alguns exemplos de alimentos ricos em proteína são os ovos, lacticínios, peixe e carne.

Consuma menos hidratos de carbono

Para perder gordura, precisa de ingerir menos calorias que as que gasta e uma boa forma de o conseguir é através da diminuição do consumo de hidratos de carbono. Sabemos isto porque estudos que comparam dietas low carb (redução da ingestão de hidratos de carbono) e low fat (redução da ingestão de gorduras) mostram que as dietas low carb têm melhores resultados na diminuição da gordura visceral.

Faça mais exercício físico

Adivinhe… um dos maiores benefícios do exercício físico é exatamente a redução da gordura visceral! Além da atividade física ajudar a emagrecer, também previne que volte a ganhar o peso perdido.

 

Pela sua saúde, adote um estilo de vida saudável. Marque já a sua avaliação gratuita com a Dieta EasySlim para obter resultados rápidos, adequados a si e duradouros.

 

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h